Dificilmente um dentista terá sucesso com sua clínica se não criar processos estratégicos que permitam aprimorar o seu fluxo de trabalho e melhorar a captação de pacientes na odontologia.
Dentre os processos fundamentais que contribuem para vender mais e melhor está a definição do público-alvo do seu consultório. Ou seja, com quem você quer trabalhar? Já pensou nisso? No artigo, vou explicar por que você deve definir o tipo de paciente que deseja atender. Confira!
Por que é importante definir um público-alvo para a captação de pacientes em odontologia?
A definição de um público-alvo, na verdade, é importante em qualquer negócio, independentemente do segmento da empresa. Tenha em mente o seguinte ditado: “Quem tenta agradar a todos, acaba não agradando a ninguém”.
Quando eu digo isso, muitos dentistas respondem que na atual situação acabam atendendo qualquer tipo de público que chega ao consultório. Eu entendo essa atitude. Mas, você precisa ter uma visão clara de onde você quer chegar para conquistar melhores resultados com seu negócio.
Quando você tenta solucionar o problema de todo mundo e oferecer todo tipo de serviços e produtos, você não cria uma marca e não consegue se diferenciar do resto do mercado como uma referência em sua área. Abrir demais o seu leque pode ser um problema para seu negócio.
Por isso, antes de definir suas estratégias de marketing e aplicar técnicas de vendas, comece a pensar no seu público-alvo:
- Que tipo de público você quer atender?
- Quem são eles?
- O que buscam?
- Quais as dificuldades ou problemas?
- Onde eles buscam informação?
Entendendo seu público-alvo na prática!
Quando você começa a definir quem é seu público, consegue entender o que tem que oferecer para conquistá-lo e, consequentemente, gerar mais captação de pacientes na odontologia.
Vamos imaginar que você quer ser o dentista mais barato de sua região. Qual seria sua estratégia? Propaganda em massa em ações que possam atingir a maior quantidade de pessoas para compensar o valor. Agora, você acha que assim vai conseguir atrair o pessoal da classe A e B? Não, certo? Por quê? Porque eles buscam algo diferente.
Vamos supor então que você não queira ser o ortodontista mais barato do mercado, mas o considerado como “mais caro, mas vale a pena”. E deseja ter uma boa qualidade de vida, sem trabalhar aos finais de semana e ainda sendo bem remunerado. Qual público se adapta a essa realidade desejada? Pessoas da classe A e B, de renda média a alta, que queiram o melhor e mais avançado serviço possível.
E como atrair esse público? Entendendo o que eles buscam!
Pense que você vai trabalhar com um público que tem um bom grau de informação, que é exigente e que busca o melhor produto ou serviço possível. Pensando nisso, você deve oferecer as melhores e mais modernas opções de tratamento e protocolos de atendimento personalizados.
Onde este público busca um ortodontista? Nas propagandas das revistas? Não, eles buscam uma indicação, pois sabem que a melhor maneira de saber com quem serão tratados é por meio de uma indicação de alguém próximo. Considere atributo de proximidade também a rede de “amigos” que seu cliente tem em sua rede social (assunto de um próximo artigo).
Além disso, vale lembrar que esse tipo de público está disposto a investir mais dinheiro no que considera a melhor opção. Portanto, cabe a você entender o preço do mercado e oferecer soluções que estejam dentro das expectativas do seu cliente.
Mas, atenção! Esse cliente não irá gastar mais por status pois valoriza o seu dinheiro, por isso, você precisa oferecer opções de negociações e que acomodem as necessidades de cada um.
Outra característica é o tempo escasso. Por isso, para conquistá-lo, vale investir em soluções que sejam compatíveis com a agenda do cliente.
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Gostou de descobrir como a definição de um público-alvo pode ajudar na captação de pacientes em Odontologia? Continue acompanhando o blog do Meu Ortodontista para conferir mais dicas como esta!