Apesar dos alinhadores serem um modelo de tratamento ortodôntico muito propagandeado, e terem resultados muito interessantes em casos simples, também é fato que ele tem uma limitação muito grande no tratamento de casos médios e complexos. Neste ponto, uma alternativa muito interessante é a ortodontia lingual.

Na técnica de ortodontia lingual, os braquetes são colados na parte de trás dos dentes e não na parte da frente. Isso gera uma estética superior que atrai pacientes que buscam por um tratamento eficaz, mas imperceptível.

Continue acompanhando o artigo para entender mais sobre essa técnica e saber quais as vantagens de oferecê-la aos seus pacientes.

Como funciona a técnica de ortodontia lingual?

Neste tratamento, os braquetes são colados na parte interna dos dentes. Por isso, muitos ortodontistas acreditam que é um desafio dobrar os arcos nessa posição e controlar os braquetes, já que a distância entre um e outro é muito pequena. Também é comum acreditarem que a finalização de casos com esse sistema não é algo fácil.

Entretanto, o Alias Orto Lingual prova que a técnica é muito eficiente e pode ser vantajosa tanto para o paciente, quanto para o ortodontista. O sistema foi desenvolvido pela ORMCO por meio da colaboração com líderes da ortodontia lingual mundial, os Drs. Kyoto Takemoto e Giuseppe Scuzzo.

O Alias oferece uma alternativa estética aos braquetes ou alinhadores, mas com a eficiência da mecânica de fio reto. Ele é o primeiro braquete ortodôntico lingual de slot quadrado autoligável passivo do mundo.

Esse slot exclusivo permite um movimento otimizado, além de garantir uma maior distâncias inter-braquetes, o que diminui a força aplicada em cada dente e facilita a fase de alinhamento. O sistema de colagem indireta desenvolvido pelo Dr. Scuzzo também facilita o processo de colagem. 

Vale ressaltar ainda que o aparelho é um sistema de arco reto lingual, ou seja, não é necessário usar os antigos arcos em cogumelo e com o processo de colagem indireta digital o sistema é customizado. Ou seja, o sistema de pads de colagem é feito sob medida para cada paciente, o que permite uma cimentação de braquetes mais rápida, simples e precisa. Todos esses recursos do Alias tornam a ortodontia lingual mais fácil e eficiente.

Quando indicar o Alias Orto Lingual?

A ortodontia lingual é uma excelente alternativa para aqueles pacientes que desejam alinhar o sorriso, mas sem comprometer sua aparência ao longo do tratamento. Também são indicados para pessoas que praticam esportes ou atividades que geram riscos de impactos na região da boca.

O jogador de futebol Neymar, por exemplo, utilizou a técnica de ortodontia lingual para alinhar os dentes.

Vantagens da ortodontia lingual

  • pode ser utilizada em qualquer tipo de maloclusão ortodôntica, mesmo nos casos onde o alinhador tem limitações de atuação.
  • única técnica considerada realmente invisível que não compromete a estética do sorriso. Portanto, oferecê-la em seu consultório é um grande diferencial;
  • tratamento mais seguro para seus pacientes que são esportistas;
  • a melhora no posicionamento dos dentes pode ser acompanhada pelo paciente sem nenhum obstáculo;
  • não precisa dos attachments (pequenos blocos) de resina nos dente anteriores que os alinhadores necessitam e ficam amarelados facilmente;
  • eficiência do tratamento é a mesma que dos demais aparelhos ortodônticos;
  • oferecer uma técnica pouco difundida nas clínicas ortodôntica agrega valor aos seus serviços e ao seu consultório, no geral.

Vale ressaltar ainda que a área da ortodontia estética está em crescimento, e é uma oportunidade de negócio para você. Além de ser uma área de alto valor agregado, que atrai um perfil de consumidor mais alto em busca de versões estéticas de aparelhos ortodônticos.

Se eles não encontrarem essa opção em sua clínica, há grandes chances de que irão procurar o que precisam em outro local. Agora, quando você oferece as melhores soluções para seus pacientes, fica à frente dos seus concorrentes e tem maiores chances de se tornar uma referência em Ortodontia

Além disso, a sua marca ganha cada vez mais força no mercado quando apresenta algo inovador ao público. 

Quer saber como funciona o Alias Orto Lingual na prática? Assista a aula completa sobre como fazer o atendimento do seu primeiro caso com essa técnica:

Gostou de conhecer mais sobre a ortodontia lingual? Conheça mais sobre esse sistema ortodôntico no site do Meu Ortodontista!