MOTIVE SUA EQUIPE, E TENHA UMA EMPRESA VENCEDORA

Por que equipe motivada faz diferença?

Honestamente, se você não sabe, você nunca trabalhou em uma. Além do bem-estar (físico e mental, principalmente) de todo o time, a motivação é importante para o bom andamento das atividades básicas do dia a dia. Profissionais motivados podem aumentar a performance, produtividade e resultados até 300%. Profissionais que criam um vínculo com a organização acabam realizando frequentemente algo a mais do que o esperado, ampliam sua visão sobre o negócio, indo além de sua obrigação e se preocupam com o desenvolvimento da empresa.

O que é uma equipe motivada

Uma equipe motivada e de alta performance é aquela que demonstra elevada competência e comprometimento. São pessoas realmente alinhadas, que tem em comum valores, visão, objetivos e engajamento. E ao mesmo tempo tem diversidade e multiplicidade de conhecimentos, habilidades, experiências, suas próprias opiniões e ideias, porém abertas a discussão em grupo.

Deixa eu tentar colocar de maneira mais clara, um time onde ninguém tem medo de falar, ou dar opiniões só por que elas são diferentes. Todos entendem que é somente fazendo as coisas de maneira melhor, podemos crescer. A regra de Ouro é “hoje melhor do que ontem, amanhã melhor do que hoje”. Empresas com diversidade são importantes. Imagine se todos pensassem da mesma maneira, e todos achassem que podem pular do telhado sem se machucar. Pronto. Acabou a empresa.

Então, o que motiva uma pessoa?

Geralmente, podemos resumir em 3 conceitos chaves: Autonomia, aprendizado e propósito.

Autonomia significa que as pessoas querem fazer o seu trabalho com mais liberdade, sem o controle engessado. Mais orientação do que ordens. Empresas onde os processos são rígidos demais, barreiras que limitam a capacidade de inovação sufocam toda o potencial criativo das pessoas. Conceda autonomia e deixe as pessoas lhe surpreenderem com sua capacidade de criar soluções simples para problemas que parecem ser complexos. A maior parte das pessoas adoram desafios e assumir responsabilidades quando percebem que possuem liberdade solucionar problemas. Você já experimentou dar autonomia a sua equipe? E sua equipe, já pediu por maior autonomia?

Para alguns é conveniente não ter autonomia. É melhor desculpa do mundo poder falar: “…mas eu fiz exatamente o que foi mandado”.

Minha única recomendação, para quem lidera e para quem é liderado é: mantenham a comunicação frequente. Autonomia não é trabalhar sozinho. Normalmente a gente erra antes de acertar, e simplesmente faz parte do jogo. Quanto maior a comunicação, menores as chances de erro.

“É verdadeiramente velho o homem que pára de aprender,

  quer tenha vinte ou oitenta anos…”

Henry Ford

Saber é poder? As pessoas se sentem mais motivadas estão aprendendo algo novo, buscam aplicar e usar o que lhes foi apresentado. Henry Ford dizia: “É verdadeiramente velho o homem que pára de aprender, quer tenha vinte ou oitenta anos…” Aprender nos desafia a ser jovens, e mantém nossas mentes jovens. Por outro lado, ensinar nos desafia a estudar a fundo o tema. Quanto tempo você dedica a aprender? E a ensinar? Nem que seja como se tornar um mestre no Pokémon GO.

E todos têm um propósito. Seja metas de venda, dar o melhor atendimento, ser elogiado, ser um pai melhor, ser uma mãe melhor, ser um grande líder, ser parte de uma grande equipe, … as pessoas querem um motivo maior para se sentirem desafiadas, para sair da sua Zona de Conforto. Aliás, você sabe o que é a Zona de Conforto? É uma série de ações, pensamentos e/ou comportamentos que uma pessoa está acostumada a ter e que não causam nenhum tipo de medo, ansiedade ou principalmente, risco. O que te faz ir além? Levantar de manhã e gritar: eu quero ser melhor?

Aumento de salário e promoções são considerados fatores básicos na motivação. Um funcionário, ao receber menos do que ele merece pela sua função, perde motivação. Entretanto, se os três conceitos motivacionais acima não forem encontrados em seu trabalho, apenas um aumento salarial nunca vai ser o bastante. Pense comigo: de verdade, você trabalharia em um lugar que não te faz feliz apenas pelo dinheiro?

A conclusão: devemos investir em pessoas e relacionamentos para termos resultados melhores. Um funcionário feliz e motivado é um funcionário que trabalha melhor e produz muito mais. Ao fortalecermos o vínculo entre eles e a empresa, temos um time que veste a camisa e caminhará lado a lado com o crescimento da empresa.

Forme um grupo campeão. Forme uma equipe que estará ao seu lado, onde for. Uma base sólida sustenta todo o grupo.

O principal papel do Líder é motivar pessoas, liderá-las para alcançarem sucesso nas suas vidas pessoal e profissional. Descobrir as ferramentas necessárias para explorar o máximo do potencial de cada um.

Siga as considerações propostas e sua empresa como consequência crescerá mais e ainda cumprirá com um grande papel: fazer do ambiente de trabalho um ambiente propício à realização e felicidade de cada um.

Pin It on Pinterest

Shares
Share This