A realidade é que o mundo foi completamente para o digital. Vivemos em uma época em que a clínica odontológica que não tiver presença on-line e se atentar às tendências de marketing digital, não terá espaço para se destacar no mercado.

Por isso, se você quer sair na frente da sua concorrência e descobrir as tendências que devem ficar no seu radar, não deixe de ler este artigo!

Tendências de Marketing Digital para sua Clínica Odontológica

Otimizar o uso do WhatsApp

O uso do WhatsApp como um meio de divulgação e de comunicação com os pacientes não é tão recente, ainda mais depois do lançamento do WhatsApp Business em 2018. Inclusive, já se tornou padrão em grande parte dos consultórios. Entretanto, será que você está usando o aplicativo da melhor maneira possível?

Ao usar esse aplicativo em suas estratégias é indispensável focar em proporcionar uma boa experiência ao cliente, tanto ao oferecer suporte, como também ao divulgar seus serviços.

Uma conversa via WhatsApp, por exemplo, deve seguir as regras de gramática. Frases completas, sem abreviações, letras maiúsculas no início de cada frase, sem gírias, etc. Além disso, o atendimento deve ser atencioso, educado e ágil, pois assim fica mais fácil impressionar e fidelizar o cliente. Eu particularmente recomendo o uso do computador para digitar os textos (WhatsApp Web ou pelo aplicativo).

Já para a divulgação, a dica é usar o app não apenas para comunicar promoções e ações da sua clínica odontológica, mas também compartilhar conteúdo de valor, como dicas de escovação, dieta, higiene oral, dores de ATM. Esta atitude demonstra que você se importa com a saúde do paciente e ajuda a se tornar referência no assunto.

Lembre-se de assinar cada post com seu nome e telefone de contato.

Instagram e IGTV para clínica odontológica

O Instagram se tornou uma ferramenta praticamente obrigatória quando o assunto é marketing para dentista. Mas como aproveitar todo potencial dessa rede social e ainda trabalhar de maneira profissional?

Além de divulgar informações relevantes e de qualidade, você pode usar as mesmas mensagens do WhatsApp como posts de dicas e conteúdos informativos para o feed ou Stories. Não se restrinja a fotos e textos, use recursos em vídeo também.

Nos Stories, você pode criar conteúdos mais espontâneos, como enquetes, vídeos da sua rotina e também fazer perguntas aos pacientes, como quais assuntos eles desejam obter informações.

Agora, uma tendência que está em alta e permite criar proximidade com o paciente, além de transmitir confiança, é o uso do IGTV para compartilhar conteúdos de valor.

Na plataforma é possível subir vídeos de até uma hora, onde você pode aproveitar o espaço para dar webinars, tutoriais, demonstrar produtos, como também compartilhar vídeos educativos e institucionais.

Você pode gravar as providências tomadas em sua clínica odontológica para garantir a segurança dos pacientes durante a consulta e também na sala de espera. Meus clientes que utilizaram essa tática me contaram que receberam agradecimentos dos pacientes pelas ações tomadas e que se sentiram mais confortáveis para voltar ao consultório odontológico.

Outra ideia é usar o IGTV para compartilhar sua expertise com seu público, como dar dicas de higiene bucal, tirar dúvidas sobre as diferenças entre aparelhos e tratamentos ortodônticos, responder às principais perguntas do seu público, entre outros.

Gostou de conhecer as tendências de marketing para sua clínica odontológica? Aproveite para conferir outras dicas para melhorar o desempenho do seu consultório no blog do Meu Ortodontista.