Por mais surpreendente que pareça, uma clínica de odontologia também é uma empresa, todo dentista também é empreendedor e, portanto, precisa dominar estratégias de administração e gestão. Somente desta forma, é possível garantir saúde financeira, ambiente de trabalho adequado e proporcionar crescimento ao seu negócio!

Para te ajudar com estas questões, separei algumas dicas de empreendedorismo que você precisa conhecer. Continue a leitura!

Crie um planejamento estratégico para sua clínica de odontologia

O planejamento estratégico ajuda ter uma gestão de consultório eficiente, traçar metas e lidar com demandas futuras a partir de uma perspectiva a longo prazo. Basicamente, esse plano funciona como um roteiro futuro para sua clínica de odontologia. Uma sugestão é realizar esse processo anualmente e planejar controles mensais ou semanais.

Para criar esse planejamento, o primeiro passo é definir seu posicionamento. Como você quer que seu negócio seja reconhecido? O melhor? Ou o mais barato?

Pense em uma meta desafiadora, porém alcançável! Em seguida, analise os pontos fortes e as oportunidades de melhoria do seu empreendimento. Defina o prazo que tudo deve acontecer, e principalmente tenha em mente o porquê este objetivo deve ser alcançado.

Neste momento, não deixe de considerar a identidade organizacional da sua clínica. As metas têm que estar de acordo com a missão, visão e valores. E, caso você ainda não tenha definido estes itens, aproveite para criá-los, pois dará um norte maior ao seu planejamento.

A próxima etapa é pensar em estratégias que possibilitem alcançar as metas estipuladas. Vamos supor que seu objetivo é aumentar o número de pacientes na clínica. Como fazer isso? Um programa de indicação? Recorrer ao Marketing Digital? Essas são algumas das possibilidades.

Por fim, é só colocar tudo em prática. Mas, atenção! Não deixe de acompanhar os resultados das suas estratégias por meio de indicadores de desempenho. Somente desta forma você poderá identificar o que está dando certo e o que precisa ser revisto.

Seja um bom líder e motive sua equipe

Mas não é só o atendimento ao paciente e a parte estratégica que importa! Para conseguir alcançar as metas desejadas, não esqueça que o sucesso de sua clínica de odontologia não depende somente de você, mas também de seus colaboradores.

Portanto, não adianta criar o planejamento ideal, se não souber liderar sua equipe e motivá-los a buscar os mesmos objetivos que você. Para isso, além de capacitá-lo, você precisa saber ser um líder motivador:

  • comunique-se com clareza;
  • defina claramente as tarefas de cada um, assim como os resultados que você espera individualmente;
  • avalie sempre os pontos positivos e negativos, dando dicas de como eles podem
    melhorar;
  • crie proximidade com seus colaboradores;
  • demonstre preocupação com sua equipe;
  • seja transparente, flexível e empático;
  • incentive-os a pensar em soluções inovadoras;
  • mantenha-se motivado para que a equipe se espelhe em você;
  • divida o seu sucesso com a sua equipe.

Gostou das dicas de empreendedorismo que eu compartilhei com vocês hoje? Aproveite para conferir outros artigos como este no blog do Meu Ortodontista.