Você se formou na faculdade e decidiu que quer empreender com uma clínica própria. Certo, agora você já tem um plano de futuro, mas por onde começar? E, afinal, como ganhar dinheiro com a Odontologia?

Se você quer criar um negócio de sucesso, algumas dicas de quem fez carreira na área podem te ajudar. Por isso, não deixe de conferir o artigo que escrevi para você!

Defina seu nicho de atuação

O primeiro passo de qualquer plano de negócio é definir um nicho de atuação e o público-alvo. Nesse momento, considere o que você quer para sua carreira, com o que gosta de trabalhar e quais pacientes pretende atender.

Há muitos dentistas que não se especializam e que fazem de tudo, mas é quase impossível ser bom e se manter atualizado em todas as especialidades. Portanto, para não oferecer um trabalho relativamente bom, especialize-se em uma área e entregue um serviço excelente. E lembre-se: ser bom nada mais é do que sua obrigação.

Afinal, a principal maneira de ganhar mercado e ter um bom faturamento é definir um foco para seu negócio.

Estude o mercado

Outra dica fundamental de como ganhar dinheiro com a Odontologia é estudar a fundo o mercado em que você está inserido. Pesquise quais são as tendências da área para encontrar oportunidades para sua clínica.

Além disso, você também precisa entender como anda o mercado na região em que pretende se estabelecer. As pessoas costumam ir ao dentista? O que buscam? O que ainda não existe? Qual a renda per-capita da população daquele local? Quem são seus concorrentes e o que eles oferecem? Quais as oportunidades?

Vale lembrar que a localização é um dos fatores principais para o sucesso de uma clínica, já que influencia diretamente no volume de pacientes. Tenha em mente que, hoje em dia, as pessoas não querem se deslocar muito para serem atendidas.

Esteja antenado às novidades do mercado

Em Ortodontia, por exemplo, todos os meses são iniciados mais de 100 mil casos de tratamentos ortodônticos no Brasil. A maior parte desses casos está focada em Ortodontia de baixo custo, onde os dentistas cobram mensalidades de 70 a 100 reais. E, nesta faixa, a briga por preço é cruel.

Entretanto, a área reserva oportunidades incríveis. Acima dessa faixa existe um nicho de alto poder aquisitivo que exige um tratamento diferenciado. A classe média e alta não tem tempo a perder, querem qualidade e tecnologia. Estética também é uma característica muito valorizada.

Para este público, contar com aparelhos ortodônticos com maior tecnologia, como é o caso do Damon Smile, que permite oferecer um serviço mais eficiente, de melhor qualidade e com maior conforto, permitem um retorno financeiro melhor.

Portanto, se você quer diferenciar seu trabalho dos demais e se tornar uma referência na especialidade escolhida, esteja sempre atento às novidades do mercado.

Invista na sua carreira

Não é possível dar dicas de como ganhar dinheiro com a Odontologia sem mencionar a importância de expandir seus conhecimentos. Para comandar sua própria clínica, apenas o diploma da faculdade não é suficiente.

Por isso, se preocupe em aprender mais sobre gestão, liderança, vendas e marketing. Assim, você conseguirá gerir bem seu consultório e o lucro será uma consequência de um trabalho bem feito.

Gostou das dicas de como ganhar dinheiro com odontologia? No blog do Meu Ortodontista, você pode conferir outros artigos que te ajudarão no gerenciamento da sua clínica.