O marketing para dentista é um grande aliado para atrair novos clientes, manter por perto seus pacientes e promover a imagem da sua clínica. Entretanto, aplicar estas estratégias na área da saúde pode ser um pouco mais complicado, já que muitos profissionais não têm conhecimento prévio na área.

Pensando nisso, separei dicas para você trabalhar com Marketing Digital em sua clínica e ter sucesso em suas divulgações!

O que configura o marketing para dentista e como pode te ajudar?

Duas das queixas mais comuns em minhas palestras:

  1. Eu não fui treinado em como vender;
  2. Eu não sei e nem me sinto confortável em fazer marketing.

Mas, calma! Para que você entenda o marketing para dentista e a importância dessa estratégia para sua clínica, primeiro deve compreender o conceito de marketing.

O marketing é o processo de geração de valor sobre seu serviço e sua marca, tendo como objetivo final a atração e retenção de clientes. Para isso, utiliza ferramentas digitais, como redes sociais, site próprio e blog.

Vale ressaltar que, atualmente, 97% dos internautas buscam informações on-line antes de comprar um produto ou serviço, segundo pesquisa da CNDL/SPC Brasil. Portanto, ao marcar presença na internet você poderá ser encontrado por clientes, além de conseguir:

  • atrair novas possibilidades de negócio;
  • interagir com pacientes;
  • se tornar uma referência em Ortodontia;
  • divulgar seus serviços e seu nome.

Veja agora dicas práticas para aplicar as estratégias de marketing para dentista:

Redes sociais

A sugestão é criar perfis separados da sua conta pessoal para sua clínica no Facebook e Instagram — plataformas que alcançam a maioria dos usuários brasileiros.

Mas, lembre-se, para ganhar autoridade no ambiente digital, você não pode simplesmente publicar conteúdos simples, similares aos demais ou replicar postagens de outras pessoas. É preciso trazer informações úteis, relevantes e de qualidade, que despertem o interesse do seu cliente.

Você pode, por exemplo, criar publicações sobre:

  • fases do tratamento ortodôntico;
  • higienização dos dentes com aparelho;
  • dicas de saúde bucal no geral;
  • depoimentos de clientes (não esqueça de ter autorização para a divulgação).

Site e blog

Outra ferramenta de marketing para dentista é o site da sua clínica, onde você pode mostrar o seu trabalho, falar dos serviços que oferece e sobre como atende seus clientes, além de legitimar o seu negócio. Uma pergunta: você confiaria em um negócio que não tenha nem um site na internet?

Essa plataforma on-line é essencial para que o cliente confie no seu trabalho. E eu fico assustado com a quantidade de dentistas que não tem um ferramenta tão simples e necessária.

Ainda é possível criar um blog para publicar conteúdos mais aprofundados. Essa estratégia, além de afirmar a sua autoridade, gera conhecimento aos pacientes e contribui para que seu site seja encontrado nos mecanismos de busca, como o Google.

Você pode aproveitar o espaço para tirar as principais dúvidas que os clientes têm em seu segmento, como: “qual é o melhor tipo de aparelho?” Ou Qual a diferença entre os vários tipos de tratamento ou aparelho?.

Google Meu Negócio

O Google Meu Negócio é uma plataforma gratuita, onde você pode cadastrar seu consultório para que apareça em destaque no Google. Por lá, é possível adicionar informações como telefone, endereço, e-mail, horário de funcionamento e até receber comentários de pacientes.

Para se cadastrar é fácil. Basta acessar o site Google Meu Negócio, ir em ‘Gerenciar Agora’ e, em seguida, clicar em ‘Incluir minha empresa no Google’.

Ética no marketing para dentista

Mas, atenção, antes de qualquer publicação, verifique se o conteúdo não fere o Código de Ética Odontológico. Postagens que prometem resultados ou que divulgam gratuidade de serviços, promoções, descontos e preços, por exemplo, não são permitidas.

Por outro lado, a resolução 196/2019, do Conselho Federal de Odontologia agora libera a publicação de fotos de antes e depois de tratamentos odontológicos.

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