Surpreenda seus Pacientes com um Excelente Atendimento OdontológicoA qualidade do atendimento odontológico impacta diretamente no sucesso da sua clínica. Afinal, proporcionar uma experiência positiva e agradável aos seus pacientes é o segredo para que eles retornem para novas consultas e ainda indiquem seus serviços.

Mas, afinal, como deixar de prestar apenas um bom atendimento para passar a oferecer um verdadeiro atendimento de excelência que supra as expectativas de seus pacientes? Abaixo, eu listei algumas estratégias que irão te ajudar nesta tarefa. Acompanhe!

Ofereça um bom atendimento odontológico já na recepção

Quando falo de atendimento odontológico, uma das primeiras dicas que dou aos meus clientes é olhar para seu consultório sob a perspectiva dos seus pacientes.

Entre em seu consultório pela porta principal e tente enxergar o ambiente pelos os olhos do paciente. O que seu paciente vê ou gosta? O que ele mudaria? Assim você conseguirá identificar pontos de atenção que antes considerava aceitáveis.

Após esta dica, uma cliente me contou que sempre entrava pela porta do estacionamento nos fundos e resolveu seguir essa sugestão. Quando entrou na clínica, as duas recepcionistas que estavam na recepção nem levantaram a cabeça para dar bom dia. Qual a nota você daria para este atendimento? O seu é melhor? Já testou?

O que podemos perceber com isso? Ao fazer essa simulação, você conseguirá identificar falhas, tanto no atendimento prestado pela sua equipe, como também no ambiente (sala de espera, consultório e banheiro), que deve ser agradável, limpo e organizado.

Nesse ponto, vale lembrar que as atendentes do seu time são a primeira impressão do seu negócio. Elas são o primeiro contato com o paciente, antes mesmo dele conhecer seu trabalho. Portanto, é indispensável proporcionar um experiência de excelência já na recepção. Para isso, é fundamental avaliar criteriosamente as pessoas que você irá contratar, não apenas pelo currículo, mas também quanto às habilidades interpessoais.

Promover treinamentos e ter atitudes de um grande líder também contribuem para engajar a equipe e melhorar a qualidade do atendimento odontológico como um todo.

Desenvolva um relacionamento com o paciente

Já no consultório, o dentista precisa aprender a ouvir mais do que falar. A dica que dou é tratar cada paciente como único e fazer perguntas. Muitas. Quanto mais você perguntar e escutar, mais a pessoa se sentirá valorizada e terá a certeza de que você se importa com o problema dela, o que é essencial para gerar confiança em seu trabalho.

Crie uma experiência agradável em todas as consultas

Para proporcionar uma boa experiência ao paciente, o dentista deve mirar em um atendimento odontológico diferenciado. Manter o horário, organização, processos de atendimento fazem que a confiança do seu paciente no seu trabalho também seja impactada. A adoção de novas tecnologias e as novidades do mercado podem ajudar a otimizar seu tempo de atendimento, tornando suas consultas mais rápidas e eficientes, ajudando a desafogar sua agenda e conquistar melhores resultados e mais indicações de clientes satisfeitos.

Em Ortodontia, por exemplo, temos o Damon System, um aparelho ortodôntico que permite realizar consultas em um tempo menor e sem necessidade de retornos mensais, além de ainda garantir resultados mais rápidos e melhores. Um grande avanço em relação à Ortodontia tradicional, que necessitava de consultas mais demoradas e retornos frequentes.

Não esqueça do pós-atendimento

Por fim, lembre-se que o pós-atendimento é tão importante quanto o pré-atendimento. Ao finalizar um tratamento, monte as fotos do caso em uma curta apresentação: antes e depois. Seu cliente vai adorar e agradecer (e você vai ficar muito contente se ele compartilhar o seu excelente atendimento. Lembre-se de colocar seu nome, telefone para quando ele compartilhar, fique fácil dos amigos dele te acharem.

Envie também pesquisas de satisfação para seus clientes, por e-mail, mensagem ou WhatsApp. Para criar sua pesquisa, de forma prática e rápida, você pode usar programas como o SurveyMonkey e o Google Forms.

Dessa forma, você saberá quais pontos precisam de melhorias e quais foram elogiados, além de evidenciar que a sua empresa se preocupa com seus clientes.

Inclusive, esses dados são ótimos indicadores de desempenho para acompanhar a satisfação de seus clientes e o crescimento da sua clínica.

O que achou das dicas para surpreender seus clientes com um excelente atendimento odontológico? Se você gosta deste tipo de conteúdo, continue acompanhando o blog do Meu Ortodontista.