O uso de tecnologias na área da saúde é cada vez mais crescente e na Ortodontia não é diferente. Afinal, trabalhar com um aparelho odontológico moderno traz diversos benefícios para os pacientes, favorece o desempenho da sua clínica, além de melhorar a performance do seu trabalho.

Quer entender mais sobre como é imprescindível acompanhar as inovações tecnológicas? Continue a leitura do artigo!

Afinal, quais os diferenciais do aparelho odontológico Damon System?

A ortodontia tradicional que a maior parte das pessoas conhece é feita com braquetes, que são colados aos dentes e servem para segurar o arco de alinhamento com auxílio de uma ligadura de elástico de borracha. Esses elásticos, por sua vez, começam a perder a sua função e a literalmente apodrecer após dois ou três dias, o que causa maior acúmulo de comida e placa bacteriana.

Porém, o principal problema do modelo convencional é o atrito. Movimentar os braquetes nos dentes do paciente, por exemplo, é difícil, pesado e incômodo, além de gerar mais desconforto ao paciente durante todo o tratamento.

Já com o aparelho odontológico Damon System, não existem as borrachinhas, o que o torna uma opção mais higiênica e que não gera atrito. Sem os elásticos, os arcos funcionam por mais tempo, de maneira uniforme e constante, o que permite atender pacientes a cada seis, oito ou mesmo dez semanas.

Os arcos também são mais flexíveis, vem embalados individualmente — para evitar contaminação cruzada (principalmente em época de Covid-19) — e têm memória de forma ativada pela temperatura da boca. Pela sua propriedade de efeito térmico de memória e superelasticidade, elas conseguem manter o mesmo formato e possibilitam o uso por muito mais tempo, chegando a oito ou dez meses sem necessidade de trocas. O convencional, por exemplo, necessita de trocas mensais ou mais de uma vez por mês.

Outro ponto de destaque é o uso de forças mais leves para alinhar os dentes. Sem esse atrito é possível fazer movimentos mais rápidos, o que gera maior agilidade e produtividade em seu trabalho. Já no corpo humano, podemos observar uma resposta melhor às forças leves, tanto em tempo de tratamento, quanto em rapidez de resultados.

Além disso, a filosofia do Sistema Damon de trabalhar em conjunto com o equilíbrio muscular permite movimentos até então julgados quase impossíveis com o sistema convencional. Justamente por essa razão, é possível fazer a maior parte dos tratamentos sem a necessidade de extração, além de possibilitar tratar casos mais complexos ou borderline de maneira mais simples e previsível.

Quer entender melhor como funciona a questão do atrito no Damon Smile e no aparelho tradicional? Confira o vídeo abaixo:

Os tipos de Damon disponíveis no mercado

Atualmente, existem três opções do Damon. Todas funcionam da mesma maneira, o que muda é o design. O paciente pode escolher a opção que desejar:

  • Damon MX: modelo convencional;
  • Damon Q: menor, mais arredondado e um pouco mais confortável;
  • Damon Clear: versão transparente, para que o uso do aparelho seja quase imperceptível.

Oferecer inovação aumenta a satisfação dos seus clientes

Agora que você já entende sobre todas as características inovadoras do Damon System, fica fácil entender que ao trabalhar com o aparelho odontológico mais moderno da atualidade, você conseguirá:

  • diminuir o tempo e a quantidade de consultas do tratamento;
  • conquistar resultados diferenciados e melhores para os pacientes;
  • tratar casos que não eram possíveis com o convencional e sem extração de dente;
  • proporcionar muito mais conforto aos pacientes.

O Damon expande os limites da Ortodontia e esses benefícios serão sentidos principalmente pelos seus pacientes, que ficarão ainda mais satisfeitos com um serviço diferenciado.

Atualmente, com o mercado cada vez mais competitivo, ter clientes satisfeitos é um dos segredos para crescer e se tornar uma referência em Ortodontia. Afinal, um atendimento excelente e inovador cria clientes defensores da sua marca, que têm 300% mais probabilidade — segundo pesquisa da Dunnhumby — de te indicar e compartilhar seus materiais (como cartão de visita ou publicação em redes sociais).

Quer implementar essa tecnologia em seu consultório? Entre em contato com Meu Ortodontista e saiba como!