Conheça o Tratamento Ortodôntico Damon Smile

Os aparelhos dentários do tipo Damon System (designação do inventor do sistema ortodôntico) consistem simplesmente de um aparelho odontológico para ortodontia fixa em que os braquetes funcionam sem elásticos, daí a designação de auto-ligados (pois ligam-se ao “fio” sem elásticos). Não deixe de ver o vídeo explicativo no final da página! São uma autêntica revolução na ortodontia. Porquê? São muito mais eficientes eficazes que os aparelhos fixos convencionais. Leia este artigo e perceberá porque deve esquecer os aparelhos com elásticos convencionais.

suporte damon system

O que é um aparelho ortodôntico do tipo Damon System

Observe a figura seguinte e verifique algumas das diferenças entre estes dois tipos de aparelhos dentários

Como se vê pela figura, o aparelho ortodôntico Damon System usa um método diferente para “prender” o fio. Enquanto  o aparelho convencional faz uso dos elásticos, o Damon System não, os braquetes são auto-ligados, isto é, o fio é preso aos braquete através de uma “portinhola” pré-existente desenhada especialmente para esta função. Você nem imagina a diferença que isso faz! Mais adiante veremos o porquê desta pequena inovação e as suas enormes vantagens. Além disso o “fio” é totalmente distinto. Neste aparelho o fio tem memória. É fácil de perceber: o fio quando aquecido (vem daí o termo termo-ativado) à temperatura da sua boca vai retomar ao formato pré-determinado com a função de alinhar os seus dentes. Isto permite o alinhamento dos dentes seja mais controlado e rápido. Inovador certo?! Ou seja, trata-se de um aparelho ortodôntico que a única semelhança que tem com o convencional é o fato de ser um aparelho colado ao dente. Todo o resto é diferente.

5 Razões para colocar um aparelho de braquetes auto-ligados

As principais vantagens são (prepare-se para ficar surpreendido):

  • Tratamento até 50% mais rápido, sendo que a média de uso é de 18 a 20 meses
  • provoca menos dor e desconforto no seu uso e na fase de habituação
  • muito menos consultas, pode em alguns casos fazer ajustes com intervalos de 6 a 10 semanas
  • a maioria absoluta dos casos não necessitam de extração de dentes, mesmo nos casos mais complexos
  • sem utilização de expansores (para alargar maxilas)
  • existe também no modelo com braquetes estéticos transparentes

 

 

damon clear transparente

Mas porque é que nunca ouvi falar deste aparelho?

Simples a tecnologia é relativamente recente e são poucos os dentistas habilitados a colocar este tipo de aparelho. É que tanto á colocação, como manutenção e até o tratamento são diferentes dos aparelhos convencionais e necessitam de treinamento por parte do seu ortodontista. Provavelmente a maior parte das clínica odontológicas mais avançadas da sua região terão ao seu dispor este tipo de aparelho. Porque? São muito mais eficazes. Já parou para pensar há quanto tempo existem os aparelhos fixos de elásticos? Tempo demais! Os aparelhos odontológicos de braquetes auto-ligados são a evolução natural na área da Ortodontia Corretiva. Estamos certos que provavelmente este tipo de aparelho irá gradualmente fazer desaparecer o “antigo modelo”. Afinal quem não gostaria de ter um sorriso e uma dentição perfeita em menos tempo e com menos dor?

Como se trata de uma nova tecnologia , é natural que o preço seja ligeiramente superior, mas não se assuste, você talvez note um acréscimo de 10 a 20% no preço do aparelho ou do tratamento. Mas você sabe porque o tratamento é mais rápido com este aparelho? É que os braquetes com elásticos provocam maior atrito no movimento do arco. Assim ao utilizar o Damon Smile, seus dentes, mesmo sendo sujeitos à mesma força, movem-se muito mais rapidamente pois o atrito é quase nulo. Reduzindo dessa forma, o tempo de tratamento praticamente pela metade.

Como o fio é “pré-programado e termo-ativado” a sua maxila irá buscar um formato muito mais natural. Pelo a;ta tecnologia utilizada na fabricação, estes arcos Copper Niti (Cobre Níquel Titânio mantém a capacidade de retornar a forma original por muito mais tempo, permitindo que suas visitas sejam mais espaçadas a cada 6, 8 ou mesmo 10 semanas, e seu tratamento continue atuante mesmo sem necessidade de visitas a cada 3 ou 4 semanas do sistema convencional. 

Últimas do Blog 

Permita-se colocar um aparelho de braquetes auto-ligados Damon Smile

Como já deve ter reparado, o nosso entusiasmo por este tipo de aparelho é enorme. Afinal é a mais recente revolução na Ortodontia que permite tratamentos mais eficazes e em menos tempo. Tratar-se da melhor opção atualmente, uma vez que o seu custo não é tão elevado  e além disso permite obter um sorriso muito mais amplo e natural, diferente do tratamento com qualquer outro tipo de aparelho fixo.  Visite o site www.damonbraces.com

Você quer saber qual a diferença faz o atrito no tratamento ortodôntico e como funciona o aparelho Damon System?