Atrair novos clientes e, consequentemente, lucrar mais, não é uma tarefa fácil, especialmente em tempos de crise. Entretanto, com alguns truques, você pode aprender como trazer pacientes para o consultório odontológico e conseguirá aumentar sua clientela.

Pensando nisso, reuni algumas dicas que certamente irão te ajudar a dar visibilidade a sua clínica e ainda reconquistar antigos pacientes. Confira!

Aprenda Como Trazer Pacientes para o Consultório Odontológico

Como trazer pacientes para o consultório odontológico?

A maior fonte de novos clientes de qualquer consultório são as indicações dos próprios pacientes e parceiros. Cerca de 70% a 90% das pessoas que marcam uma primeira consulta com você provavelmente tiveram a indicação de algum familiar, amigo ou profissionais do seu círculo de amizades.

Ou seja, o melhor trabalho que você pode fazer quando se trata de como trazer pacientes para o consultório odontológico é por meio de seus clientes atuais ou que já passaram por suas mãos e conhecem seus resultados.

Por isso, uma ótima estratégia é criar um programa de indicação. As empresas que mais crescem são as que possuem algum tipo de programa de recompensa por lealdade e recomendações. Mas como fazer isto em odontologia?

A cada novo paciente, você pode, por exemplo, oferecer algum presente ou tratamento gratuito a quem te indicou para demonstrar que você apreciou o gesto e fortalecer ainda mais seu relacionamento. Lembre-se que para cada um cliente que indica, existem outros sete que não o fazem.

Entretanto, lembre-se que é preciso ter um controle eficaz de como o cliente chegou até você. Sempre pergunte como o paciente chegou até o consultório. Essa é, inclusive, uma forma de acompanhar os indicadores de desempenho da sua clínica.

Outra maneira eficaz de atrair um número maior de pacientes é marcar presença na internet e investir em estratégias de marketing. Você pode, por exemplo, divulgar os benefícios seu trabalho em redes sociais com posts patrocinados ou não.

A dica é divulgar fotos comparativas de antes e depois (com autorização prévia do paciente) para despertar o interesse dos usuários quanto ao seu tratamento. Vale lembrar que o Facebook e o Instagram não permitem patrocinar fotos de antes e depois, mas você pode enviar para seus outros clientes como mensagem.

Não esqueça de sempre colocar seu nome e CRO ou site da clínica na imagem para evitar usos indevidos de sua publicação.

Depois de trazer novos clientes, você pode surpreende-los com um excelente atendimento odontológico.

Como recuperar clientes inativos?

Os pacientes que já se trataram com você e conhecem seu trabalho representam o melhor tipo de cliente para você atrair para sua clínica. Por isso, mantenha um relacionamento com seus pacientes antigos para sempre lembrarem de você quando precisarem ir ao dentista novamente ou forem indicar um dentista para um amigo.

Para isso, você pode combinar uma agenda de manutenção de duas ou três vezes por ano por um preço especial para este tipo de pacote.

Outro ideia é investir no e-mail marketing para enviar um jornal semanal ou mensal, as famosas newsletters, sobre os resultados e as novidades da clínica. Nesse espaço, ainda é possível dar dicas de escovação, dieta para a saúde dos dentes, o que faz ou não bem para a higiene bucal e apresentar novas tecnologias e novidades.

Às vezes, só o fato de você mostrar a revolução dos tratamentos ortodônticos na atualidade, como o Damon Smile, já é capaz de instigar pacientes antigos a fazer um novo tratamento.

Gostou de descobrir como trazer pacientes para consultório odontológico? Se você gosta de dicas como esta, continue acompanhando o blog do Meu Ortodontista.