Como Começar a Implementar Damon Smile em seu Consultório — Desafios e Benefícios

Mudar é sempre desconfortável. Sair da zona de conforto exige muito esforço e disciplina. Assim como para o ortodontista, parar de trabalhar com o aparelho convencional em seu consultório para utilizar o Damon Smile é um grande e assustador desafio, que gera medo e receio, mesmo com todos os benefícios desse sistema ortodôntico revolucionário.

No artigo de hoje, vou te contar um pouco sobre as estratégias que a Dra. Elaine N. adotou para transformar seu consultório de bairro em uma clínica top Damon Platinum. Assim, ficará mais fácil entender e se preparar para realizar essa transformação em seu negócio. Acompanhe!

Como começar a vender Damon Smile?

Por muitos anos, a Dra. Elaine Nosé trabalhou com ortodontia convencional, mas sentia que estava estagnada e ansiava por uma forma de inovar para alavancar seu negócio.

Mas, ela ainda não compreendia como poderia usar o Damon Smile e não achava que conseguiria introduzir 100% esse sistema em seu consultório por causa da região em que trabalhava: um bairro considerado de periferia.

Ainda assim, ela decidiu superar seus desafios e medos e aderiu a algumas estratégias para implementar essa mudança. O método que usou foi iniciar o processo aos poucos, apresentando a novidade aos pacientes. 

Para isso, ela apresentava os cálculos do custo de cada aparelho (convencional X Damon Smile) ao cliente. Eu já ensinei essa técnica no artigo sobre definição de preço em ortodontia. A Dra. Elaine, inclusive, contou que quando mostrava o preço comparando os dois sistemas, a maioria só queria o Damon!

Por algum tempo, ela ainda vendeu os dois sistemas simultaneamente, mas depois criou coragem para trabalhar apenas com o Damon Smile.

Estratégias adicionais para melhorar o desempenho da sua clínica

A Dra. Elaine ainda ressaltou outras estratégias que favoreceram a implementação do Damon Smile e trouxe benefícios para o seu consultório, no geral:

  • realizar cursos de gestão de consultório: antes ela não sabia quanto ganhava, nem seu custo por hora e não se via como uma empresária, também não usava técnicas de vendas para conquistar mais clientes;
  • fazer cursos Damon Smile: para aprender como usufruir de todo o potencial do sistema;
  • divulgar os vários benefícios do Sistema Damon Smile nas redes sociais da clínica: assim, o paciente começará a entender o que é e quais os benefícios desse tipo de aparelho ortodôntico com relação ao sistema convencional;
  • ensinar equipes e parceiros sobre o Damon System, especialmente se você trabalha com outros dentistas em seu consultório;
  • adicionar informações sobre esse aparelho dentro do consultório e sala de espera, como flyers e cartazes, para incentivar os pacientes a perguntarem do que se trata.

Processo de vendas que realmente funciona

A forma de apresentar seu serviço também faz diferença na hora de conquistar clientes e essa foi uma grande sacada da Dra. Eleine, que passou a seguir um roteiro ao oferecer seu tratamento:

  1. comentar sobre o sistema convencional;
  2. explicar brevemente sobre a evolução na ortodontia que permite usar soluções mais tecnológicas para alinhar os dentes;
  3. apresentar o sistema Damon System, com foco nos benefícios para deixar o produto encantador;
  4. comparação entre o fio com braquetes convencionais e com o Damon (meu vídeo comparando os dois sistemas pode te ajudar);
  5. comprovar a eficácia com casos clínicos (pacientes fecham mais quando veem resultados);
  6. apresentar os diferentes tipos de Damon com fotos.

Essa técnica é similar a que eu ensino no artigo sobre processos de venda, onde você pode compreender esses conceitos de forma mais aprofundada.

Vantagens do Damon Smile

A Dra. Elaine trabalha com o sistema Damon desde 2014 e enfatiza o que ganhou após realizar essa transformação em seu consultório:

Para ela, como profissional, os ganhos foram:

  • aumento da lucratividade;
  • maior qualidade dos resultados conquistados;
  • melhores resultados em menos tempo;
  • otimização de tempo;
  • maior espaçamento entre consultas, o que permite atender mais pacientes e aumentar a qualidade de vida.

Já para o paciente os benefícios são:

  • saber quanto irá pagar no final do tratamento;
  • poder pagar como for melhor para ele;
  • sem necessidade de pagar a mais após a finalização do tratamento;
  • conquistar um sorriso mais bonito;
  • finalizar tratamento mais rapidamente;
  • não precisar ir todos os meses ao dentista.

Gostou de descobrir como foi a implementação do Damon Smile no consultório da Dra. Elaine? Você também pode conferir o vídeo em que ela explica sobre essa transformação, basta ingressar em nosso grupo privado no Facebook.

Ficou com alguma dúvida sobre o Damon System? Entre em contato com o Meu Ortodontista. Será um prazer te ajudar!